quinta-feira, 9 de abril de 2009

Não Julgueis...

"Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. 8E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais."
(João 8.3-11)
Quem nos dias de hoje nunca ouviu falar sobre esta passagem, que virou até ditado popular, (Quem nunca pecou, que atire a primeira pedra). Hoje não venho aqui para falar desta frase que se tornou comum para muitos, mas venho aqui para falar especificamente da mulher, ela era uma “pessoa” que com certeza tinha sentimentos, tristezas, amarguras, uma pessoa em completa destruição, que foi pega no ato de seu erro, e por isso julgada por homens que se imaginavam acima da lei.Nos dias de hoje não acontece diferente, as pessoas parecem que nos vigiam para poder apontar os nossos erros e fracassos, as pessoas agem de maneira como se nós não tivéssemos sentimentos, aquelas pessoas pegaram aquela mulher e a colocaram em uma situação de extrema vergonha e humilhação, todos apontavam os seus erros e dizia cada um o seu juízo conta ela, imagina você nesta situação? Com certeza não é fácil, não justificando o seu erro, mas apenas mostrando que os que a julgavam também erravam ao expor uma pessoa desta maneira, e quantas vezes no nosso dia a dia expomos pessoas a vergonha porque nós nos julgamos os senhores da razão? Erramos ao apontar erros, erramos ao omitir nossos próprios erros, quero abrir os seus olhos caros leitores, quero lembrar que todos temos sentimentos, e somos dotados de uma inteligência que nos permite perceber quando as pessoas nos olham com olhares de desprezo, olhares de condenação, não vamos afirmar que alguém vai para o Céu ou para o Inferno, porque ao fazermos isso nos tornamos exatamente como aqueles homens que lemos acima no texto citado, eles acusaram, escarneceram, julgaram e todos estavam na mesma posição que aquela mulher, o ato “ADULTERAR” quer dizer, que algo puro se misturou com algo que adulterou o seu contexto, por exemplo: Quando pegamos um litro de leite, e misturamos com algo a mais, como água por exemplo, nós adulteramos o leite, quando nós que somos filhos de Deus, nos misturamos com qualquer coisa que não provem de Deus, nós estamos cometendo adultério, mas é mais fácil reconhecer o erro do irmão do que os nossos mesmos, por isso, tome cuidado ao julgar, porque como diz a palavra de Deus:“Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo?” Tiago 4.11-12
É importante lembrar que nós já não estamos vivendo a dispensação da lei, mas sim a da Graça, e que Paulo nós ensina em Rm. 6.14 “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.” Por isso se torna quase impossível que nós simples pessoas possamos julgar aos outros, vivamos cada um vigiando a si mesmo, e então alcançaremos misericórdia.E como Jesus disse para aquela mulher, Ele diz a você também, Vá e não peques mais!Eu tenho certeza que Deus vai falar muito com você através desta reflexão, e sei que se você seguir a palavra do Senhor, você será mais abençoado e feliz.

Que Deus vos abençoe!

Dc. Diogo Fernandes Morgado
Irupi - Espírito Santo - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário