domingo, 15 de março de 2009

Ser escutado?? Escutar??

Não há delícia maior do que perceber alguém nos escutando, com toda a atenção. É um prazer encontrar uma pessoa que acompanhe cada palavra do que estamos dizendo e é capaz de nos compreender – com todo o coração. Se é bom ser escutado, também é ótimo escutar, estar disponível para o outro com toda a tranqüilidade.

“Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma”
(Escreveu o poeta português Fernando Pessoa sob o pseudônimo de Alberto Caiero)

É isso – silêncio dentro da alma. Não dá para escutar ninguém se os pensamentos estão nos atropelando sem cessar, se estamos pensando no que temos de fazer daqui a pouco. É preciso estar calmo, aberto, atento ao momento presente para poder ouvir com atenção.


“Escutar é uma experiência transformadora. É testemunhar a existência”
(Diz O psicólogo e professor paulista Miguel Perosa)

Ele garante que aprendemos muito sobre nós mesmos ao ouvir os outros... Quando ouvimos alguém com atenção, damos o sinal verde para a pessoa se abrir. A relação de troca que se forma então é muito mais rica e profunda... Escutar é mesmo um grande exercício – que, infelizmente, poucos dominam... Saber escutar é esquecer um pouco de si mesmo enquanto o outro fala. Para desenvolver esse silêncio interior, tão necessário para o florescimento dessa arte, existem vários caminhos. Alguns podem aprender a escutar ouvindo com atenção os sons da natureza: O murmúrio de um rio, o barulho da chuva. Escutar os pássaros, então, funciona como um exercício de refinamento interior, além de aprimorar o ouvido. Diante deles, a ansiedade desaparece para dar lugar ao encantamento. Depois é só aplicar esse aprendizado ouvindo atentamente as pessoas...

Sem comentários:

Enviar um comentário